segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Tecnologias do microprocessador


MMX (MultiMedia Extensions)

MMX é uma tecnologia lançada como marca registada pela Intel para os seus processadores Pentium MMX em 1997.Esta tecnologia oferece um modelo de execução SIMD simples, capaz de efectuar processamentos de dados inteiros, empacotados em registos de 64 bits. 

Pentium MMX


Overclocking


Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz . Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. Ooverclocking pode resultar em super-aquecimento do processador.



Hyper-Threading


Hyper-Threading ou hiper-processamento é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit



Cisc


CISC( Complex Instrucion set Computer) é complexo um conjunto constituído de grande quantidade de instruções, com múltiplos modos de endereçamento. Numa época inicial da computação em que a memoria era cara e pequena e, por isso, os códigos gerados pelos compiladores derivam ser compactados e eficientes na execução.


RISC


RISC (Reduced Instruction Set Computing) são muito mais velozes do que os processadores comuns (CISC). O termo RISC refere-se ao número de ciclos de clock que o processador leva para seleccionar uma instrução. Processadores comuns levam vários ciclos de clock para seleccionar uma única instrução. Um chip RISC, por outro lado, pode seleccionar e executar uma instrução a cada ciclo de clock.

Sem comentários:

Enviar um comentário